Sim, o ponto ideal para a colheita é crucial para garantir a qualidade da silagem, principalmente na qualidade nutricional e a eficiência da fermentação. O momento certo envolve diversos fatores, como, maturidade do milho, o teor de matéria seca e as condições climáticas.
O milho é colhido quando atinge o estágio farináceo, a matéria seca do grão é um indicador crítico, geralmente recomenda quando atinge de 30% a 35% de matéria seca, garantindo assim uma umidade boa para uma fermentação eficiente, um valor muito á baixo ou alto de matéria seca pode resultar em uma fermentação inadequada.
Em geral, a silagem de milho é colhida no estágio de embonecamento (fase em que o milho tem “cabelo”), a planta atinge um equilíbrio entre o teor de matéria seca e qualidade nutricional, assim tendo uma boa relação entre grãos e forragem.
As condições climáticas no momento da colheita são cruciais. A colheita deve ser realizada em clima favorável, minimizando a exposição à chuva, pois a umidade excessiva pode prejudicar a qualidade da silagem.
Outro ponto importante para uma silagem de qualidade são os equipamentos de colheita, colheitadeiras de forrageiras bem ajustadas ajudam a obter cortes limpos, com tamanhos de partículas regulares, reduzindo contaminações e promovendo uma compactação eficiente.
Por fim e não menos importante a utilização dos Inoculantes. A aplicação deles específicos para a silagem pode melhorar o processo de fermentação, especialmente em condições desafiadoras.