A previsão da capacidade reprodutiva dos machos pode ser avaliada a partir de análises do sêmen. Sendo assim, o prolongamento do período útil do ejaculado estabeleceu a principal biotécnica reprodutiva aplicada ao reprodutor, a criopreservação. Favorecendo o melhoramento genético do rebanho brasileiro.
O exame andrológico, tem como base a mensuração da motilidade, vigor, turbilhonamento, concentração e morfologia espermática. Atualmente estão sendo realizados alguns estudos sobre a competência espermática e estabelecer correlações destes testes com as taxas de fertilidade in vitro em diferentes raças, sendo a fertilização in vitro e a inseminação artificial os testes que permitem a maior sensibilidade do potencial fertilizante do sêmen.
Para realização do exame é feito primeiramente a anamnese pelo médico veterinário, e a identificação do animal.
O exame clínico geral tem o objetivo de avaliar o touro, obtendo as informações sobre o estado de saúde antes do exame andrológico, informações como: idade, vacinações, doenças e tratamentos, frequência de acasalamentos, deve observar também qualquer alteração nos membros ou cascos.
No exame clínico específico deve-se avaliar os componentes dos sistema genital, inspecionar e palpar a bolsa escrotal, que pode revelar ocorrências de lesões, hérnias, ectoparasitas, dermatites, aumento da sensibilidade e mobilidade.
Para a coleta de sêmen, existem três métodos: vagina artificial, eletroejaculador e massagem das glândulas sexuais acessórias. Independente do método de coleta, o semen deve ser levado imediatamente para o laboratório e imerso em banho-maria, para que se proceda a sua avaliação.
Avaliação macroscópica do sêmen é utilizada para prever a real fertilidade do reprodutor, sendo analisado vários parâmetros, como volume, aspecto, cor, odor e pH do sêmen.
Na avaliação microscópica os parâmetros seminais são mais precisos quanto a eficiência do sêmen e como consequência do reprodutor. Sendo eles, turbilhonamento, motilidade, vigor, concentração e morfologia espermática.
Todas essas avaliações juntas formam o exame andrológico e servem para avaliar o touro como reprodutor.