Devemos estar preparados para o nascimento da bezerra, para oferecer todo o suporte necessário.
Neste artigo iremos listar os materiais e passos necessários para seguir e ter um protocolo adequado para o atendimento após o nascimento.
A bezerra nasceu, e o mais rápido possível deve ser realizada a cura do umbigo, sendo feito com iodo 10%, preferencialmente em um copo sem retorno. Realizar esse processo 2 vezes no dia, por 3 dias seguidos.
A colostragem deve ser realizada no máximo 2 horas após o nascimento, sendo ofertado 10% do peso da bezerra, a segunda mamada deve ser realizada até 8 horas após o nascimento, sendo ofertado 5% do peso vivo. Pode ser realizada a colostragem com o colostro da mãe, colostro congelado (banco de colostro), colostro em pó ou até mesmo colostro enriquecido. O importante é o colostro estar com o brix acima de 26% e respeitar o volume e tempo, sempre atentar para a temperatura do colostro. A opções para a bezerra mamar é balde com bico ou mamadeira, em último caso, quando ela não estiver com o reflexo de sucção, pode ser utilizado a sonda esofágica (somente uma pessoa treinada deve realizar esse procedimento)
Após a colostragem, é realizada a ficha da bezerra, contendo Nome/Número, Mãe e Pai, Data de Nascimento, Peso, Brix do colostro e quantidade mamada. O local onde ela irá ser colocada deve estar limpo (desinfectado), contendo água limpa e fresca, e ração (pouca quantidade, apenas para ela já iniciar o processo de conhecimento), sempre estimular o consumo.
A identificação depende de cada propriedade, mas deve ser realizada assim que a bezerra chega a sua baía, podendo ser brinco ou tatuagem. um exame físico deve ser realizado para qualquer alteração congênita, os tetos supranumerários é uma das alteraçõe mais comum, e deve ser removidos, assim que a bezerra nasce.
De 24 á 48 horas após a ingestão do colostro, é realizado o teste de transferência de imunidade, que é o brix da proteína sérica do sangue da bezerra, com esse teste é possível avaliar a eficiência da colostragem, uma bezerra com a transferência de imunidade baixa, deve ser marcada para que tenha uma maior atenção que as demais.
Lembrando “ A bezerra de hoje é a vaca de amanhã”